Google+

Tradutor

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tempestade solar gigante viaja em direção ao nosso planeta



Aconteceu uma grande explosão no Sol na quarta-feira (10). O fenômeno viaja neste momento pelo espaço e pode alcançar nosso planeta nos próximos dias. O Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês) capturou uma imagem do fenômeno, que pode ser visto acima.
As erupções solares emitem poderosas rajadas de radiação em direção ao espaço. Esse tipo de fenômeno, também conhecido como tempestade solar, ocorre por mudanças repentinas no campo magnético do Sol – as manchas solares – e emite uma enorme quantidade de energia no espaço.
A Nasa, a agência espacial americana, classificou a tempestade como um surto X1.6. A Classe X denota as erupções mais intensas. Já o número fornece informações sobre a sua força. X2, por exemplo, é duas vezes mais intensa que a X1, enquanto a X3 é três vezes mais intensa que a X1 e assim por diante.
As labaredas solares são poderosas rajadas de radiação. Porém, essa radiação não pode passar através da atmosfera da Terra para afetar fisicamente os seres humanos. Mas, em longo prazo, as tempestades solares podem aumentar a propensão ao câncer de pele.
Uma tempestade intensa pode interferir em sistemas de telecomunicações e aparelhos eletrônicos na Terra. Pode então prejudicar o funcionamento de satélite, GPS, transformadores e linhas de transmissão de alta tensão.
O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo aconteceu em 2013. Nesse período, conhecido como máximo solar, os campos magnéticos costumam se inverter, e novos buracos aparecem perto dos polos. 

Fonte: Info.abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução