Google+

Tradutor

sexta-feira, 6 de junho de 2014

5 recursos do iOS 8 que a Apple pegou emprestado do Android





Algumas das novidades mais celebradas no sistema da Apple estão disponíveis há muito tempo aos usuários do robozinho verde. Saiba quais são.

Tim Cook reservou alguns durante a palestra de abertura da WWDC nesta segunda-feira para “cutucar” os usuários de Android e a fragmentação que assola a plataforma. E em seguida introduziu uma série de novos recursos do iOS 8 que pareceram bastante familiares - porque muitos deles parecem ter sido “emprestados” do Android. Estes são alguns dos mais óbvios.

“Hey, Siri”

A frase “OK, Google” é familiar para você? Ela é uma parte importante do Google Now desde o Android 4.1 “Jelly Bean”, e um recurso de destaque em aparelhos como o Moto X da Motorola e o Nexus 5 da LG. Mas temos que admitir que a habilidade de usá-la na tela inicial não estava disponível até o Android 4.4 “KitKat”.

Dizer “Hey Siri” para chamar a assistente pessoal da Apple é certamente mais fácil do que pressionar um botão. E o recurso funciona mesmo com a tela desligada, o que entre os Android está atualmente limitado ao Moto X.

Notificações interativas

Já imaginou responder à uma notificação de e-mail sem ter de abrir um app. Ou “curtir” um post no Facebook diretamente a partir do painel de notificações? Se você é um usuário do Android, já pode fazer isso desde o Android 4.1

O iOS 8 terá este recurso quando for lançado em Setembro. Ele permitirá que os usuários respondam a mensagens, lembretes e convites para eventos sem deixar o painel de notificações. Painel, aliás, que também foi “inspirado” no equivalente que existe há muito tempo no Android.

Recursos da App Store para desenvolvedores

O Android sempre foi um sistema orientado a comunidades, e se tornou mais ainda com a chegada do Google+. Os desenvolvedores podem criar uma página na rese social e convidar os usuários a experimentar versões beta de seus aplicativos e deixar feedback, com o app sendo distribuído e atualizado pela Play Store.

No iOS 8 os usuários poderão tirar proveito do TestFlight, um serviço que permite que os usuários acessem versões beta de um aplicativo, colaborando com sugestões e relatórios de bugs em troca de acesso “em primeira mão” ao app.

Além disso a Apple agora permite que os desenvolvedores integrem vídeos às suas páginas na App Store, o que ajudará os usuáriosa comparar e tomar uma decisão de compra. A Google Play Store tem este recurso há um bom tempo.

Tudo no iCloud

Estamos bastante cientes da obsessão da Google com a nuvem, mas a Apple também sofre disso. O iCloud começou como um serviço relativamente limitado mas desde então se transformou em uma plataforma de armazenamento bastante capaz. E a Apple anunciou novos recursos nesta segunda-feira: o iCloud Drive aparece como um disco no OS X e Windows (algo que o Dropbox e Google Drive já podem fazer) e permite que o usuário armazene qualquer documento de qualquer tipo, além de fazer o backup de fotos. Soa familiar?

Mas o iOS realmente se inspira no Android com a adição de um gerenciador de arquivos que permitirá aos usuários navegar entre os arquivos e pastas para selecionar o documento no qual deseja trabalhar. O iCloud Drive Storage só funciona com apps compatíveis, portanto é limitado em alguns pontos. Mas ao menos os usuários do Windows poderão finalmente acessar os arquivos.

Um teclado melhor, muito melhor

Um dos recursos mais invejados no Android é a capacidade de trocar o teclado do sistema por um desenvolvido por terceiros. A Apple se inspirou neste recurso ao anunciar que o teclado do iOS não só terá um sistema de predição de texto, o QuickType, algo que o Android tem desde os primórdios, como também permitirá aos usuários a substituição do teclado com o uso de “extensões”. Os usuários do iPhone em breve poderão usar apps como o SwiftKey e o Swype como seu teclado virtual padrão. Finalmente!



Fonte:Macworldbrasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução