Algumas das novidades mais celebradas no sistema da Apple estão disponíveis há muito tempo aos usuários do robozinho verde. Saiba quais são.
Tim Cook reservou alguns durante a palestra de abertura da WWDC nesta segunda-feira para “cutucar” os usuários de Android e a fragmentação que assola a plataforma. E em seguida introduziu uma série de novos recursos do iOS 8 que pareceram bastante familiares - porque muitos deles parecem ter sido “emprestados” do Android. Estes são alguns dos mais óbvios.
“Hey, Siri”
A frase “OK, Google” é familiar para você? Ela é uma parte importante do Google Now desde o Android 4.1 “Jelly Bean”, e um recurso de destaque em aparelhos como o Moto X da Motorola e o Nexus 5 da LG. Mas temos que admitir que a habilidade de usá-la na tela inicial não estava disponível até o Android 4.4 “KitKat”.
Dizer “Hey Siri” para chamar a assistente pessoal da Apple é certamente mais fácil do que pressionar um botão. E o recurso funciona mesmo com a tela desligada, o que entre os Android está atualmente limitado ao Moto X.
Notificações interativas
Já imaginou responder à uma notificação de e-mail sem ter de abrir um app. Ou “curtir” um post no Facebook diretamente a partir do painel de notificações? Se você é um usuário do Android, já pode fazer isso desde o Android 4.1
O iOS 8 terá este recurso quando for lançado em Setembro. Ele permitirá que os usuários respondam a mensagens, lembretes e convites para eventos sem deixar o painel de notificações. Painel, aliás, que também foi “inspirado” no equivalente que existe há muito tempo no Android.
Recursos da App Store para desenvolvedores
O Android sempre foi um sistema orientado a comunidades, e se tornou mais ainda com a chegada do Google+. Os desenvolvedores podem criar uma página na rese social e convidar os usuários a experimentar versões beta de seus aplicativos e deixar feedback, com o app sendo distribuído e atualizado pela Play Store.
No iOS 8 os usuários poderão tirar proveito do TestFlight, um serviço que permite que os usuários acessem versões beta de um aplicativo, colaborando com sugestões e relatórios de bugs em troca de acesso “em primeira mão” ao app.
Além disso a Apple agora permite que os desenvolvedores integrem vídeos às suas páginas na App Store, o que ajudará os usuáriosa comparar e tomar uma decisão de compra. A Google Play Store tem este recurso há um bom tempo.
Tudo no iCloud
Estamos bastante cientes da obsessão da Google com a nuvem, mas a Apple também sofre disso. O iCloud começou como um serviço relativamente limitado mas desde então se transformou em uma plataforma de armazenamento bastante capaz. E a Apple anunciou novos recursos nesta segunda-feira: o iCloud Drive aparece como um disco no OS X e Windows (algo que o Dropbox e Google Drive já podem fazer) e permite que o usuário armazene qualquer documento de qualquer tipo, além de fazer o backup de fotos. Soa familiar?
Mas o iOS realmente se inspira no Android com a adição de um gerenciador de arquivos que permitirá aos usuários navegar entre os arquivos e pastas para selecionar o documento no qual deseja trabalhar. O iCloud Drive Storage só funciona com apps compatíveis, portanto é limitado em alguns pontos. Mas ao menos os usuários do Windows poderão finalmente acessar os arquivos.
Um teclado melhor, muito melhor
Um dos recursos mais invejados no Android é a capacidade de trocar o teclado do sistema por um desenvolvido por terceiros. A Apple se inspirou neste recurso ao anunciar que o teclado do iOS não só terá um sistema de predição de texto, o QuickType, algo que o Android tem desde os primórdios, como também permitirá aos usuários a substituição do teclado com o uso de “extensões”. Os usuários do iPhone em breve poderão usar apps como o SwiftKey e o Swype como seu teclado virtual padrão. Finalmente!
Fonte:Macworldbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário