Google+

Tradutor

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Nuvens da Microsoft e da Google agora também podem usar MongoDB




Queridinho dos desenvolvedores por sua facilidade de trabalhar com aplicações Web, o database de documentos NoSQL open source amplia horizontes


Depois do seu sucesso dentro na Amazon Web Services (AWS), a plataforma de banco de dados de documentos NoSQL MongoDB agora poderá rodar também nos serviços de cloud da Microsoft e Google. "A Amazon continua a ser um lugar dominante para rodarmos aplicações de nuvem, mas há um grande nível de interessem especialmente de lojas da Microsoft, de rodar o MongoDB no Azure. E os desenvolvedores também se interessam pelo que a Google pode oferecer", explicou Matt Asay, vice-presidente de marketing e estratégia corporativa da MongoDB.
Segundo Asay, "todos os três serviços de hosting de nuvem entendem os desenvolvedores e construíram ferramental e infraestrutura para fazê-los felizes". A empresa estima que 40% das instalações MongoDB rodem dentro da Amazon, o que se traduz em "dezenas de milhares de instâncias", diz Asay. Rackspace, MongoLabs, MongoHQ e ObjectRocket também oferecem o MongoDB como serviço.
Os serviços foram anunciados na conferência de usuários MongoDB nesta terça-feira (24/06) em Nova Iorque. A MongoDB também vai apresentar grandes cases corporativos durante sua conferência, incluindo a loja de roupas Gap; o grupo de serviços financeiros Citigroup; o banco de investimentos Goldman Sachs e o fabricante de maquinário agrícola John Deere.
O MongoDB está disponível em modo preview no Google Compute Engine como uma máquina virtual gerenciada. Isso quer dizer que desenvolvedores podem implementar o MongoDB diretamente de dentro da Google Cloud "apertando um botão" e não precisam se preocupar em gerenciar nenhum software de suporte, diz Asay. O preço do produto no Google não foi especificado.
No Microsoft Azure o MongoDB também é oferecido como um serviço gerenciado e como um add-on na Microsoft Azure Store. Enquanto  produto no Google está direcionado primariamente para desenvolvedores, no serviço da Microsoft está aperfeiçoado para tarefas de produção, dato que está baseado na versão comercial integral do MongoDB Enterprise e inclui suporte direto do MongoDB explica Asay. O serviço no Azure também associa replicação, backup, monitoramento e suporte.
O custo do serviço Azure MongoDB começa em US$ 400 por mês, para uma instância com três nodos. Cada nodo, rodando em uma máquina virtual Linux vem com 1,75GB de RAM e 40GB de storage.
Queridinho dos desenvolvedores
O database MongoDB entrou em estado de graça entre os desenvolvedores por conta em grande parte da facilidade com que trabalha com aplicações Web, particularmente aquelas utilizando código no formato JSON (JavaScript Object Notation), o qual o MongoDB pode "digerir" em modo nativo sem necessidade de conectores ou remapeamento manual de dados.
Esquemas dinâmicos são outra vantagem do MongoDB diz, Asay. Esse recurso permite aos desenvolvedores facilmente adicionar novas colunas numa tabela de banco de dados sem precisar reformatar os dados já capturados antes da nova coluna. Mesmo que os esquemas dinâmicos pareçam ser um recurso menos, eles podem ser uma mão-na-roda especialmente na hora de economizar tempo em empresas que precisam fazer mudanças constantes em seus bancos de dados.
Mercado aumenta
Durante a conferência, a subsidiária Parse, do Facebook, empresa que foi comprada por Mark Zuckerberg em abril deste ano, vai mostrar uma série de ferramentas open-source produzidas para o MongoDB. A Parse abriu o código do Flashback, produto que os desenvolveddores podem usar para testar e ajustar a performance dos seus databases, e do Dvara, que permite estender o número de servidores ativos que um database MongoDB pode usar.
A empresa de análise de dados open-source Pentaho também anunciou que a nova versão do seu principal produto, o Pentaho 5.1, virá com capacidade para rodar analytics sem código de dentre de bases MongoDB.



Fonte: Computerworld.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução