Google+

Tradutor

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tecnologia presente no seu celular ganha o Nobel de física





Às vezes as pesquisas científicas dignas do prêmio Nobel parecem algo distante da realidade, mas não neste ano. Desta vez, a premiação de física foi para os cientistas responsáveis pelo LED azul, presente em boa parte das telas de smartphones no mundo todo, além das lâmpadas econômicas que estão no mercado. 
O prêmio foi entregue aos cientistas Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura que trabalharam no projeto nos anos 1990, quando existiam apenas LEDs vermelhos e verdes. Como a luz é formada pelas tonalidades azul, vermelho e verde (basta lembrar do RGB), o LED capaz de criar a cor azul era essencial para alavancar a tecnologia, que hoje é onipresente. 
Para alcançar isso, um novo material precisou ser criado, já que as cores são geradas quando os elétrons passam por uma camada de material semicondutor, e cada material gera sua própria cor. Os cientistas conseguiram utilizar o gálio para criar o azul. 
Não é preciso muito esforço para encontrar uma aplicação da criação dos pesquisadores. Você provavelmente está lendo esta notícia ou em um monitor que utilize LEDs ou na tela do celular ou tablet, que também usa a tecnologia. Além disso, por consumir muito pouca energia, as lâmpadas incandescentes provavelmente também deram lugar às de LED na sua casa e no escritório.

                                                                                                                                    Fonte: Olhar digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução