Linux no servidor
Pesquisas apontam que o Linux é o sistema operacional mais usado em servidores. O uso do Linux em servidores aumentou com o crescimento da internet.
Apesar de ser considerado muito mais seguro para servidores, há, ainda, alguma resistência de muitos profissionais devido às configurações necessárias. As configurações dos servidores Linux é algo considerado complexo pela maioria das pessoas. No entanto, atualmente, isso mudou. Hoje há inúmeras distribuições que possuem ferramentas de configuração muito intuitivas e de utilização simples. Quase todas podem ser configuradas como servidor, sem grandes dificuldades.
Os servidores Linux têm a preferência de grande parte das empresas devido à grande robustez, resistência às altas taxas de tráfego e grande capacidade no gerenciamento e na manutenção de grandes quantidades de tráfego simultâneo, sem apresentar falhas.
Essa qualidade é uma grande vantagem em se tratando de servidores Internet, pois a garantia do suporte a uma enorme quantidade de tráfego, sem falhas, representa mais tempo de “uptime”, o que se traduz por mais tempo com o site “no ar”, reduzindo em muito os prejuízos nas vendas quando o site fica fora do ar.
A principal razão para o Linux ser considerado mais seguro é a forma como ele foi desenvolvido. No Linux há dois tipos de usuários: o root, aquele que detém o poder absoluto da máquina para administrar o sistema, e os usuários comuns, que não possuem nenhum poder administrativo, podendo, sem a permissão do root, apenas alterar a sua própria pasta home.
Sem detalhar tecnicamente o que faz o Linux mais seguro, o interessante é que o pequeno e médio empresário têm a opção de usá-lo em seu servidor, visando a segurança da sua empresa. Evidentemente, poderá ser necessário contratar um profissional com conhecimento em Linux para instalar e por em atividade o servidor.
É necessário mencionar que, mesmo com o Linux, quem faz a segurança do sistema e de toda a rede é o usuário. Todo cuidado é pouco e todas as pessoas que forem autorizadas a utilizar máquinas de uma empresa deveriam estar devidamente treinadas a respeito dos riscos existentes na internet, o que, infelizmente, ainda não ocorre em todas as empresas.
Vale a pena pesquisar a respeito e considerar a utilização do Linux, principalmente como Firewall.
Atualmente Analista de operações e Infraestrutura em uma das maiores cooperativas de credito do pais. Atleta Maratonista, treinando para o IRONMAN. Mais de 20 anos de atuação na àrea de TI, experiência em grandes empresas do mercado nacional. ERP para gestão pública, CRM Salesforce. Engenharia de implantação de sistemas de missão critica DataFaz em Data Centers da Embraer, RNP, TJMS, MPFSC, GM, JMaluceli, SEFAZSP entre outros. Consultor de implementação de sistemas de monitoramento e NOC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário