Google+

Tradutor

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Vírus chinês "sofisticado" pode afetar Android e iOS




Em Hong Kong, onde recentemente começou uma onda de protestos a favor da democracia, surgiu um novo vírus para celulares que surpreendeu os especialistas. Isso porque ele  é descrito como “extremamento sofisticado”, especialmente por ser capaz de infectar tanto usuários do Android como do iOS.

Como o iOS não permite que sejam instalados apps de origem desconhecida, porém, é necessário que o usuário tenha feito o jailbreak para estar vulnerável. No caso do Android, ainda é necessária um nível alto de  ingenuidade para instalar o aplicativo maligno por conta própria.

O vírus se espalha por meio de uma mensagem no WhatsApp. De repente, os usuários são surpreendidos com a mensagem “Veja este app apra Android criado pela Code4HK [comunidade de desenvolvedores que apoiam as manifestações] para a coordenação do OCCUPY CENTRAL”, juntamente com o link para download. Apesar de a mensangem citar especificamente o Android, o vírus também afeta o iOS destravado.

Depois de fazer o download, o malware tem acesso aos dados dos usuários, incluindo histórico de ligações, mensagens e localização. A Code4HK diz que não tem nada a ver com o assunto. Michael Shaulov, CEO da empresa de segurança em mobile Lacoon, no entanto, crê em outro culpado: o governo chinês, que teria o objetivo de espionar os cidadãos para identificar manifestantes.

“Esta é a primeira vez que vemos um malware para iOS tão sofisticado operacionalmente ser desenvolvido por um grupo chinês”, afirma Shaulov em contato com o New York Times. Não é a primeira vez que surge um vírus assim para a plataforma da Apple, mas nunca tinha acontecido na China.


Fonte: Olhardigital.uol 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução