Google+

Tradutor

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pesquisadores preparam drones aéreos e robôs com visão de raio-x



Um grupo de pesquisa da Universidade da Califórnia desenvolveu uma tecnologia de uso de sinas de Wi-Fi por robôs para "ver' através de paredes de casas e prédios


Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (UCSB), desenvolveram novos tipos de robôs móveis capazes de usar sinais Wi-Fi para de fato "ver através de paredes". Os pesquisadores agora querem também equipar os drones com a visão de raio-x para que possam espiar o interior de edifícios, por exemplo.

O grupo de pesquisa mostra como os sinais de rádio enviados e recebidos por uma série de robôs com rodas podem fornecer informações sobre o que está atrás de paredes de cimento. Os robôs trabalahm em pares e, enquanto um deles faz várias passagens em torno de uma área fechada,  o outro analisa os sinais de rádio transmitidos pelo outro.


As diferenças na intensidade do sinal podem refletir a presença de objetos escondidos, mesmo sem que eles se movimentem, dizem os pesquisadores, que são liderados por Yasamin Mostofi, professor de engenharia elétrica e informática.

A equipe já formulou um modelo de propagação de ondas para o projeto. O dispositivo proporciona uma resolução específica de dois centímetros e consegue mostrar a localização e forma dos objetos. Potencialmente ele é capaz de identificar diferentes materiais como madeira, metal ou mesmo um ser humano. Pesquisadores do MIT já desenvolveram uma tecnologia semelhante (WiVi), que foi projetada para acompanhar objetos ou pessoas em movimento.

O grupo de Mostofi tem outras ambições. “Estamos interessados ??em realmente ver através de paredes, ou seja, ver cada centímetro quadrado do outro lado, com alta precisão, para descobrir onde todos os objetos estão, assim como ver sua geometria e tipo de material”, afirma Mostofi.

“Com sinais Wi-Fi por todo o lado, é muito importante entender o que eles podem nos dizer sobre o ambiente a nossa volta. Além disso, com robôs e drones tornando-se cada vez mais parte da nossa sociedade, é natural entender o que a automação desse processo pode nos dar”.

O grupo de Mostofi está fazendo agora experiências com um drone aéreo comercial para ver como ele consegue utilizar uma visão de raios-X com o mesmo princípio dos robôs terrestres. Poderão ser usados vários drones para fazer o rastreio de uma área escondida, ou o elemento receptor pode ser um robô terrestre.

“Em princípio isso poderá nos dar uma visão em 3D, porque é possível alterar a altura do ponto de vista“, diz o docente. O sistema ser usado para aplicações como as de busca e salvamento, identificação de invasores em casas antes da abordagem, ou sistemas de monitoramento de saúde para pacientes idosos.

Uma das limitações da tecnologia é que dependendo do tamanho da área ou da quantidade de elementos presentes, o grau de precisão da imagem pode cair, diz Mostofi.


Fonte: Pcworld

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução