Google+

Tradutor

domingo, 27 de julho de 2014

Robô flagra Rússia editando artigo da Wikipedia sobre MH17




Na quinta-feira (17/07/2014), o voo MH17 da Malaysian Airlines, que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur, foi derrubado enquanto sobrevoava o céu do leste da Ucrânia.
Desde então, o governo central ucraniano e a Rússia trocam acusações sobre quem foi responsável pelo míssil que atingiu o avião. De acordo com os Estados Unidos, o ataque partiu do território controlado pelos separatistas russos.
Agora, a guerra de propaganda chegou à Wikipedia.
Primeiro, um computador de Kiev, capital da Ucrânia, editou o artigo em russo para "acidentes de aviação comercial" colocando a culpa da queda em "terroristas da auto-proclamada República Popular de Donetsk com mísseis de sistema Buk, que os terroristas receberam da Federação Russa".
Menos de uma hora depois, alguém com um endereço de IP russo mudou o texto para "o avião foi abatido por soldados ucranianos".
Só que a mudança foi percebida por um Twitter bot - uma ferramenta de monitoramento - que rastreia edições anônimas feitas na Wikipedia por computadores do governo russo.
O @RuGovEdits concluiu que a mudança no texto veio de um computador da VGTRK, uma empresa estatal russa dona de vários canais de televisão e rádio liderada por Dmitri Kiselyov, conhecido informalmente como o chefe de propaganda do Kremlin.
Veja o tuíte que divulgou o flagra:


Fonte: Info.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução