Google+

Tradutor

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Edward Snowden não quer que você use o Dropbox


Para Edward Snowden, se você usa o Dropbox, deve mudar já para outro serviço de armazenamento na nuvem. Ele diz que o Dropbox é “hostil à privacidade” e recomenda o pouco conhecido SpiderOak como alternativa.
Essas declarações fazem parte de uma entrevista de Snowden ao jornal britânico Guardian. O ativista, que hoje vive na Rússia, ficou famoso por denunciado a espionagem em massa feita pela Agência de Segurança Nacional americana, a NSA.

“O Dropbox é um alvo e um possível parceiro do PRISM”, disse ele, referindo-se a um dos principais programas de espionagem da NSA.Ele observa que Condoleezza Rice, que já foi secretária de estado do governo americano, agora faz parte do conselho de administração da Dropbox.
“Eles puseram Condoleezza Rice no conselho. Ela é, provavelmente, a autoridade mais anti-privacidade que você pode imaginar”, prossegue. “Eles são muito hostis à privacidade”, conclui.
Como alternativa ao Dropbox, Snowden recomenda o SpiderOak. Esse serviço de armazenamento na nuvem adota o sistema conhecido como “conhecimento zero”.
Esse termo indica que a empresa não tem acesso aos dados dos clientes armazenados em seus servidores. Esses dados ficam criptografadas e só o próprio usuário possui a chave para decifrá-los.
“Eles até podem ser obrigados a entregar os dados. Mas a autoridade que os requisitar terá de ir a um juiz e obter um mandado para exigir a chave criptográfica do usuário”, diz Snowden.
O SpiderOak tem cerca de 1 milhão de usuários, número muito modesto perto dos 300 milhões do Dropbox. Mas a recomendação de Snowden pode mudar essa conta.
Ethan Oberman, CEO da SpiderOak, disse ao noticiário Business Insider que o tráfego no site da empresa foi quatro ou cinco vezes maior que o normal hoje.
A Dropbox respondeu às acusações de Snowden com uma declaração enviada à imprensa americana. O texto, publicado pelo Business Insider, diz:
“Proteger as informações dos usuários é uma prioridade para a Dropbox. Nós não estamos envolvidos no PRISM e resistiríamos a integrar qualquer programa desse tipo.”
“Temos um compromisso, em nossa política de privacidade, de resistir a requisições de dados amplas do governo, e estamos lutando para mudar as leis de modo que proteções fundamentais à privacidade sejam estabelecidas para usuários ao redor do mundo.”
“Para manter nossos usuários informados, nós também divulgamos as requisições do governo em nossos relatórios.”
Fonte: info.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução