Google+

Tradutor

sexta-feira, 27 de junho de 2014

URGENTE: barragem estoura por causa da chuva e ameaça inundar cidade de Arvoredo, no Oeste de SC.







Uma barragem particular em Ponte Serrada estourou em razão do excesso de chuva no Oeste de Santa Catarina e ameaça inundar a cidade de Arvoredo. Cerca de 25 Bombeiros de Chapecó e Concórdia estão se deslocando para Arvoredo com o objetivo de evacuar a cidade e avisar a população ribeirinha. Também foi solicitado reforço de bombeiros de Lages.
De acordo com o subtenente do Corpo de Bombeiros de Chapecó, Nelci Dallagnol, a Barragem do Vacari estourou por volta das 14h30, interrompendo o trânsito na BR 282. O volume de água vai desembocar no Rio Irani e deve atingir a cidade de Arvoredo em duas horas. As autoridades do município foram avisadas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros a barragem é de pequeno porte, mas devido a nível alto do rio, a evacuação será feita de forma preventiva.


Avisos e Alertas 27/06/2014

AVISO 10h: Nas próximas 2 horas, chuva persistente de intensidade moderada no Planalto Norte, Planalto Sul e Grande Florianópolis.
Alerta para inundações na Bacia do Rio do Peixe: Níveis dos rios estão se estabilizando na bacia do Rio do Peixe, porém há previsão de continuidade de chuva nas próximas horas. Leitura das 8hs em Joaçaba: 10,12m. As inundações também estão afetando os municipios de Videira, Herval Doeste, Ouro e Capinzal.
Alerta para inundações no Rio Uruguai: Em Itapiranga o nível do rio está em cota de emergência com 13,80m (09:00hs - 27/06), subindo lentamente, e inundando áreas rurais e urbana do município. As inundações também estão afetando os municípios de Mondai e Palmitos.
Alerta para inundações em Passos Maia, Águas do Chapecó e Concórdia. Em Passos Maia o rio esta com a cota em 6m começando a afetar residencias. 
Alerta para risco de inundações no Alto Vale do Itajaí: Em Taió o rio está em cota de emergência 7,30m e em Rio do Sul em cota de alerta, 6,31m, conforme a última leitura às 9hs. Barragens Oeste e Sul continuam com comportas abertas e há perspectiva de inundações, por enquanto restritas apenas às áreas mais baixas da região.
ALERTA: Risco de deslizamento no Oeste, Meio Oeste (Vale do Rio do Peixe), Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí.  Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Chapecó (347mm), Mondaí (315mm), Joaçaba (278mm), São Miguel Do Oeste (223mm), Ouro (213mm), Rio das Antas (190mm), Zortéa (205mm), Passos Maia (192mm). O solo está encharcado e há previsão de chuva persistente nas próximas horas.
AVISO METEOROLÓGICO INesta sexta-feira o tempo segue instável com chuva em SC, mais intensa e persistente no Oeste, Meio Oeste, Sul do Estado e Grande Florianópolis. No sábado a chuva mais persistente se concentra principalmente na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul. Com as chuvas previstas até sábado, podem ainda ocorrer pontuais de 120 a 180 mm, como mostra a Tabela 1, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Esses indicativos são revisados continuamente e recomenda-se o acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertas. Veja em Leia mais, a tabela com acumulados de precipitação previstos para os próximos dias em todas as regiões de SC.
AVISO METEOROLÓGICO II:  Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. Não se descarta a possibilidade de RESSACA, principalmente no Litoral Sul de SC e do RS. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período.
Tabela 1 - Acumulados de precipitação (mm) previstos para cada 24h.

 SextaTotalSábadoTotalTotal
RegiõesMin-MáxMin-MáxMin-Máx
Oeste100-12015-20115-130
Meio Oeste60-8020-4080-120
PlanaltoNorte70-10020-4090-140
Alto Vale60-8030-4090-120
Médio Vale60-8030-4090-120
Litoral Norte40-6010-2050-80
GrandeFlorianópolis100-12040-60140-180
Litoral Sul60-9050-70110-160
Planalto Sul70-9040-60110-150
Fonte: Meteorologia Epagri/Ciram

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL - Fonte: Epagri-Ciram
Sexta-feira (27/06): Céu encoberto com chuva na maioria das regiões, moderada a forte em alguns momentos e persistente. Temperatura amena, em pequena elevação durante o dia.
AVISO:  Os maiores acumulados de chuva estão previstos para Oeste, Sul do Estado e Grande Florianópolis, próximo e acima de 100mm nas próximas 24h. Também há risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.
Sistema Meteorológico: forte instabilidade em SC, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) e o jato subtropical (ventos fortes em altitude).
 carta 20140627
Carta Sinótica - 27/06/2014 - 06h (UTC) - Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC
PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:
Sábado (28/06): Céu encoberto com chuva em SC, em boa parte do dia. No Oeste o tempo melhora no fim do dia. A chuva mais intensa e volumosa está prevista para faixa leste do Estado, Planalto ao Litoral (40 a 70mm). Temperatura amena, em pequena elevação durante o dia.
AVISO: Ventos de sul de 70 a 100km/h no Planalto Sul e Litoral e agitação marítima devido a formação do ciclone extratropical. Risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.
Sistema Meteorológico: instabilidade associada a formação de um ciclone extratropical no Litoral Sul de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
No domingo (29/06), nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada em SC, especialmente do Oeste ao Sul de SC e na Grande Florianópolis (5 a 10mm). Atenção: ventos mais forte no Litoral e mar agitado com risco de ressaca, especialmente no RS e Litoral Sul de SC.

Na segunda (30) e terça-feira (01/07), sol e poucas nuvens. Temperatura em declínio.


Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 
defesa civilGerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fontes:
 http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/
http://www.master.iag.usp.br/imagens/imagens_data.php?setor=Am_sul&canal=IR&t=0
http://www.defesacivil.sc.gov.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pagamento Global

Imagens de solução