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segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como aumentar a motivação de profissionais das gerações Y e Z



Esses talentos mudam muito de emprego e o maior desafio das empresas é saber como lidar com esses jovens criativos. Especialistas dão dicas de como mantê-los entusiasmados.


Diminuir o turnover é hoje um dos maiores desafios dos gestores que lidam diretamente com as gerações Y e Z. Esses novos talentos pensam diferente, trabalham mais em projetos e acham que tudo na carreira acontece rapidamente. As empresas precisam saber como lidar com esses jovens cheios de criatividade, mas que mudam com muita facilidade de emprego. 
Para Maurício Sampaio, educador, palestrante, escritor, coach e fundador do InstitutoMS, manter essa turma motivada no trabalho enquanto o mundo abre muitas oportunidades é uma tarefa complexa. Por isso, sua recomendação é a de que as organizações tracem estratégias para aumentar o entusiasmo desses jovens.
"Quando falo em motivação, não me refiro só a aquela injeção de ânimo, mas sim a algo que transforme e engaje os mais novos nos desafios e nas conquistas da empresa ou equipe", assinala o consultor.
Como educador e orientador vocacional que vem acompanhando todas essas mudanças, Sampaio descobriu que existem cinco estratégias que um líder pode aplicar para minimizar essa dor. Porém, ele próprio ressalta que nenhuma delas funcionará se o líder não der um tempo para seus liderados.
Veja a seguir as cinco recomendações de Sampaio:
1 - Fazer avaliações consistentes
Algumas empresas investem em testes padronizados. Tudo bem, vale a pena. Mas vale ainda mais quando um líder senta ao lado de um jovem e realiza a avaliação em conjunto, orientando, ouvindo, sendo parceiro dele.
Talvez essa seja uma das grandes oportunidades de, além de criar um laço de confiança, descobrir as habilidades, o talento, o propósito de vida desse liderado e criar um plano de carreira mais assertivo.
Durante o processo, muitas coisas importantes são descobertas, inclusive no que a empresa e seus líderes devem investir força no desenvolvimento e treinamento.
2 - Descobrir os desejos de cada um
Muitos líderes apostam nos desejos dos seus liderados. A geração Y, por exemplo, é conhecida por querer subir rapidamente na empresa, ter bom salário e qualidade de vida... Ok, mas minha pergunta é: será mesmo que os jovens talentos desejam o que o líder acredita ou imagina? Só tem um jeito de saber - e não é somente perguntando a eles!
Um bom mentor, ou líder que atue como coach de carreira de jovens profissionais, deve ter um tempo reservado para ajudá-los a descobrirem realmente o que desejam - e isso nem sempre é claro para os mais jovens. 
3 - Definir metas e objetivos
Se você perguntar para qualquer jovem insatisfeito com a empresa, ou que onstantemente mude de emprego, uma boa parte dirá que sua grande insatisfação é não ter noção do seu futuro na organização e não entender como dar os passos certos para alcançá-lo.
Isso acontece porque muitos líderes adotam uma única meta: vender cada vez mais. Só isso não funciona. Vender mais e ter resultados todos já sabemos que são objetivos importantes e vitais. Mas são o fim de um processo, e não o meio. O meio deve ser bem trabalhado, com metas específicas, claras, tangíveis e bem determinadas.
Por exemplo: se o líder possui em sua equipe alguns liderados que não se relacionem bem ou sejam tímidos em apresentações, ele deve investir esforços em desenvolver a habilidade de comunicação desses colaboradores. 
Essa é uma meta de desenvolvimento de habilidade considerada “Soft Skills”, ou seja, uma habilidade que não é técnica e que merece uma atenção focada. E, obviamente, se bem trabalhada surtirá efeito nos resultados finais.
4 – Repetir e criar hábitos produtivos
Estudos demonstram que para um novo hábito ou uma nova ideia passem a integrar o nosso subconsciente é preciso repeti-la por, no mínimo, 21 dias seguidos. E isso serve para o líder, que precisa mudar seus hábitos em relação ao acompanhamento e desenvolvimento de jovens talentos e, claro, para os novatos que estão em sua equipe.
Não ache e nem acredite que existam coisas que funcionam do dia para noite. Algumas estratégias podem iniciar um processo de mudança rápido, porém, não efetivo.
Então a dica é repetir e tornar esse modelo sistematizado, ou seja, seu acompanhamento não pode acontecer somente uma vez por mês. Deve, no mínimo, ser realizado semanalmente. E nas primeiras semanas de implementação,  um acompanhamento mais próximo, estruturado, deve acontecer todos os dias.
5 - Promover pontos de contato
Somente conversar algumas horas por semana também não é o bastante. Muitas empresas já se deram conta disso e estão, cada vez mais, investindo em áreas de convivência, em grupos de discussões de novas ideias, em comunidades fechadas no Facebook, em viagens de lazer em grupo, em almoços e jantares com o CEO.
Talvez, lendo isso, muitos líderes pensem que essas dicas demandarão muito esforço e tempo. E é isso mesmo. Esse é o novo caminho, o novo cenário para quem deseja conquistar vitórias e resultados expressivos.
Tudo é uma questão de implementar um novo hábito.



Fonte: CIO Tecnologia, Carreira, Terra.

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