Google+

Tradutor

sábado, 28 de junho de 2014

Avisos e Alertas - Secretaria de Estado da Defesa Civil - SC



AVISO 1:40h: Instabilidade mantém condição de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada em todas as regiões do Estado nas próximas horas.
ALERTA 01:30hs : Rompimento da Barragem Vacaro - CGH (Central de Geração Hidroelétrica), no município de Ponte Serrada (Oeste), à aproximadamente 56 km em linha reta do município de Arvoredo (Oeste), porém em um trecho bastante sinuoso.
O rompimento ocorreu em uma região remota e a onda de cheia deve passar por quatro PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) antes de chegar no município de Arvoredo. A onda de cheia já passou pela PCH Celulose Irani, elevando o nível do rio à jusante em 1,5m, e pela PCH Plano Alto, onde elevou a lâmina d'água em 80cm entre às 16hs e 20hs do dia 27/06 e se estabilizando às 22hs. Às 24hs iniciou o processo de descida do nível. A tendência é que a onda de cheia continue sendo amortecida nas próximas duas PCHs Alto Irani e Arvoredo, até chegar no município de Arvoredo. A expectativa é que o pico em Arvoredo atinga em 5 ou 6hs.
A Defesa Civil Estadual está monitorando a passagem da onda de cheia pelas demais PCHs em conjunto com os engenheiros responsáveis. As ações estão sendo tomadas pelos Maj. BM Marcos e Parizoto com a força tarefa do Corpo de Bombeiros Militar, junto à Defesa Civil Municipal e Estadual, que evacuaram preventivamente 27 famílias e 23 edificações comerciais na área ocupada até a cota de 3m acima do nível do rio. Qualquer novidade estará sendo continuamente atualizada.
Alerta para inundações na Bacia do Rio do Peixe: Níveis dos rios estão voltando a subir na bacia do Rio do Peixe, tendo previsão de continuidade de chuva nas próximas horas. Leitura das 00:00hs em Joaçaba: 10,39m. As inundações também estão afetando os municipios de Videira, Herval do Oeste, Ouro e Capinzal.
Alerta para risco de inundações no Alto Vale do Itajaí: Em Taió o rio está em cota de emergência 8,36m (0hs) e segundo a Defesa Civil Municipal a perspectiva é que não passe dos 9m. Em Rio do Sul o rio está com 7,72m (1h) em cota de emergência e a previsão é que o rio chegue aos 9m, segundo a Defesa Civil Municipal. Barragem Oeste opera com 4 comportas fechadas e 3 abertas e Barragem Sul com as 5 comportas fechadas.
Alerta para inundações no Rio Uruguai: Em Itapiranga o nível do rio está em cota de emergência com 14,15m (21hs), estabilizado, e inundando áreas rurais e urbana do município. As inundações também estão afetando os municípios de Mondai e Palmitos.
Alerta para inundações em Passos Maia, Águas do Chapecó e Concórdia. Em Passos Maia o rio estava com a cota em 6,11m - 17hs e a régua foi danificada. 
ALERTA: Risco de deslizamento no Oeste, Meio Oeste (Vale do Rio do Peixe), Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.  Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Chapecó (343mm), Joaçaba (296mm)Mondaí (289mm),Passos Maia (246mm). Além do Oeste e Meio Oeste, no Vale do Itajaí, Rio do Campo registrou 142mm, Salete 89mm, Mirim Doce 85mm, Taió 79mm e na Grande Florianópolis, Rancho Queimado 94mm, Alfredo Wagner 73mm, Planalto Sul 161mm em Painel e 150mm em Urupema. O solo está encharcado e há previsão de chuva persistente nas próximas horas.
AVISO METEOROLÓGICO I: Nesta madrugada de sábado o tempo segue instável com chuva em SC, mais intensa e persistente no Oeste, Meio Oeste, Sul do Estado e Grande Florianópolis. No sábado a chuva mais persistente se concentra principalmente na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul. Com as chuvas previstas até sábado, podem ainda ocorrer pontuais de 120 a 180 mm, como mostra a Tabela 1, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Esses indicativos são revisados continuamente e recomenda-se o acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertas. Veja em Leia mais, a tabela com acumulados de precipitação previstos para os próximos dias em todas as regiões de SC.
AVISO METEOROLÓGICO II:  Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. Não se descarta a possibilidade de RESSACA, principalmente no Litoral Sul de SC e do RS. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período.
Tabela 1 - Acumulados de precipitação (mm) previstos para noite de sexta (27) e decorrer de sábado (28/06). 
  Sábado

Total
 
Regiões Min-Máx 
Oeste 15-20 
Meio Oeste 20-40 
Planalto Norte 20-40 
Alto Vale 30-40 
Médio Vale 30-40 
Litoral Norte 10-20 
Grande Florianópolis 40-60 
Litoral Sul 50-70 
Planalto Sul 40-60 
Fonte: Meteorologia Epagri/Ciram
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL - Fonte: Epagri-Ciram
Sistema Meteorológico: forte instabilidade em SC, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) e o jato subtropical (ventos fortes em altitude).
Sábado (28/06): Céu encoberto com chuva em SC, em boa parte do dia. No Oeste o tempo melhora no fim do dia. A chuva mais intensa e volumosa está prevista para faixa leste do Estado, Planalto ao Litoral (40 a 70mm). Temperatura amena, em pequena elevação durante o dia.
AVISO: Ventos de sul de 70 a 100km/h no Planalto Sul e Litoral e agitação marítima devido a formação do ciclone extratropical. Risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.
Sistema Meteorológico: instabilidade associada a formação de um ciclone extratropical no Litoral Sul de SC.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
No domingo (29/06), nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada em SC, especialmente do Oeste ao Sul de SC e na Grande Florianópolis (5 a 10mm). Atenção: ventos mais forte no Litoral e mar agitado com risco de ressaca, especialmente no RS e Litoral Sul de SC.
Na segunda (30) e terça-feira (01/07), sol e poucas nuvens. Temperatura em declínio.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 
defesa civilGerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AddThis Smart Layers

Aqui você pode doar para a manutenção das noticias do Blog de Tecnologia

Doe com o Pag Seguro

Pagamento Global

Imagens de solução

Socialclique

Afilio

Siliconaction

Cliquebanner

Afilio

Web Rádio Somsulnativo

Fogabras

Blog do Nelson Alves

Blog de Moda

Blog de Tecnologia